Badha konasana
- alonga os músculos ao máximo, garantindo a elasticidade das
paredes vaginais e do colo do útero que se estendem facilmente para acomodar o bebê.
Supta badha konasana
-é uma eficiente postura para ajudar a chegada do bebê se a mulher souber como permitir que as contrações uterinas sincronizem com o poder do seu corpo.
-dá um grande alívio para os músculos da parte do abdome, cuja área, com a carga máxima do útero em posição ereta, está sujeita a constante peso e desconforto com o avanço da gravidez.
Upavistha Konasana
-deve ser praticado quinze minutos, duas vezes ao dia, antes ou após a refeição.
- um travesseiro sob a pelve facilita a inclinação pélvica e o melhor relaxamento da musculatura do assoalho pélvico, bem como relaxa os músculos do útero, que obtém alívio da carga constante do bebê.
Uttanasana – coluna concava
-deve ser feito descansar os cotovelos sobre a mesa e garantindo que as costas está côncava da coluna lombar até a cervical. Isto cria espaço e elasticidade na parte posterior da parede vaginal e do colo do útero.
- as pernas são mais afastadas que uttanasana
- indicado descansar o queixo em um banquinho ou mesa, mas eu fiquei mais confortável apoiando a testa
Torções sentadas
- a coluna suporta a carga do útero. A maioria dos asanas são úteis para tonificar a força e a elasticidade dos músculos da coluna vertebral e podem ser feitas até o parto, com as devidas modificações para a ampliação do saco (gestacional).
Posturas de pé (uthitta trikonasana, parsvakonasana, parivrtta trikonasana, hasta padangustasana, ardha chandrasana, prasarita padottanasana and ciclo de virabhadrasana)
-são feitas com suporte para as diferentes partes do corpo, de acordo com as necessidades individuais
- flexibilidade e força dos flexores e rotadores laterais da coluna vertebral são asseguradas.
- flexibilidade e força dos flexores e rotadores laterais da coluna vertebral são asseguradas.
Extensões (ver posturas restauradoras)
-tonificam os músculos anteriores da coluna
-criam boa elasticidade dos músculos da parede abdominal, garantindo um alongamento saudável para acomodar o útero aumentado.
-dão alívio para o suporte de carga dos musculos coluna vertebral, garantindo a flexibilidade e evitando dores durante o progresso da gestação.
-os músculos da coluna vertebral, que ajudam a suportar o útero, são fortalecidos e tonificados e o diafragma se torna elastico e forte e pode esticar para acomodar o útero facilmente.
Viparita dandasana
- a pratica dos asanas fazem os musculos cardíacos bombearem melhor, principalmente no viparita dandasana sobre o aparelho ao lado
- garante uma melhor circulação sanguinea e oxigenação da placenta, que é o pulmão do feto.
-como o diafragma e a parede abdominal se tornam elasticos com as extensões, náusea e sensação de peso nos órgãos abdominais são aliviados
- Micção freqüente, devido à pressão sobre a bexiga pelo útero aumentado é aliviado pelas extensões passivas